Criar um Site Grátis Fantástico
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Enquete
O que achou do nosso site ?
Ótimo
Bom
Regular
Ruim
Ver Resultados

Rating: 2.7/5 (315 votos)




ONLINE
1





Partilhe esta Página



Nós temos a Solução !   Avarez



Total de visitas: 32663
Tipos de Rede
Tipos de Rede

Distinguem-se diferentes tipos de redes (privadas) de acordo com a sua dimensão (em termos de número de máquinas), a sua velocidade de transferência de dados e a sua extensão. As redes privadas são redes que pertencem a uma mesma organização. Consideram-se geralmente três categorias de redes:

LAN (local area network)

MAN (metropolitan area network)

WAN (world area network)




 LAN

LAN significa Local Area Network (em português Rede Local). Trata-se de um conjunto de computadores que pertencem a uma mesma organização e que estão ligados entre eles numa pequena área geográfica por uma rede, frequentemente através de uma mesma tecnologia.


Uma rede local representa uma rede na sua forma mais simples. A velocidade de transferência de dados de uma rede local pode variar entre 10 Mbps (para uma rede ethernet por exemplo) e 1 Gbps (em FDDI ou Gigabit Ethernet por exemplo). A dimensão de uma rede local pode atingir até 100 ou mesmo 1000 utilizadores.

 

 

Man

 

MAN (Metropolitan Area Network, ou redes metropolitanas) interligam vários LAN geograficamente próximos (no máximo, a algumas dezenas de quilómetros) com débitos importantes. Assim, um MAN permite a dois nós distantes comunicar como se fizessem parte de uma mesma rede local.


Uma MAN é formada por comutadores ou switchs interligados por relações de elevado débito (em geral em fibra óptica).

 WAN

 

Uma WAN (Wide Area Network ou rede vasta) interconecta vários LANs através de grandes distâncias geográficas.

Os débitos disponíveis num WAN resultam de uma arbitragem com o custo das ligações (que aumenta com a distância) e podem ser fracos.

A WAN funciona graças a switchs que permitem “escolher” o trajecto mais adequado para atingir um nó da rede.

A mais conhecida das WAN é a Internet.